segunda-feira, 16 de junho de 2008

FUTEBOL NO SEU ESTADO PURO - E O PORTUS SEMPRE EM GRANDE!


Num intervalo do trabalho árduo na cobertura do EURO2008 para FOOTBALL IDEAS (www.footballideas.com) para o PUBLICO.PT (www.publico.pt), lá fui fazer aquilo que mais gosto: jogar a bola com o "meu" PORTUS87.

Um dia fabuloso nas margens do Douro, acompanhados de malta porreira, muita cervejinha, um bom almoço e muita bola. O que se pode pedir mais?

Foi um grande dia em tudo! No divertimento, no espírito (como disse e bem o Richard, que juntamente com os seus Bad Boys foram dos grandes responsáveis por esta animação e boa onda), no convívio, enfim, um espectáculo!

Para nós, Portus87, o grande facto do dia foi algo que fazia parte dos nossos sonhos como equipa há muitos anos: o momento em que tivéssemos o prazer de ver o filho de um de nós a jogar na equipa ainda para mais simultaneamente com o progenitor. E foi ontem o dia em que isso aconteceu: Gil Maganete (15 anos) jogou ao lado do Manel Maganete (42), e ainda por cima muito bem, com excelente atitude e um toque de bola de classe. Foi um momento lindo que fica para a história dourada do PORTUS87! Assim o futuro da equipa está garantido, até porque ontem voltamos a ter muita juventude entre nós!

E como se isso não fosse já mais do que suficiente para ser um grande dia, o PORTUS87 ainda revalidou o título, apresentando a sua equipa de futebol de campo em grande forma, tanto á mesa, como na praia, como no campo!

Comentando cada jogo:

PORTUS87, 3 - AMIGOS, 0

Entramos forte no torneio, jogando bem mas falhando muitos golos perante uns Amigos que iam tambem criando boas jogadas. Mas a pedalada do Portus foi mais forte e os golos acabaram por surgir.


PORTUS87, 3 - GAIATHYNAIKOS, 0

Os gregos foram o nosso segundo adversário e tal como no primeiro jogo a bola demorou a entrar mas depois tudo se simplificou porque o adversário teve que arriscar mais na busca do golo, realizando também boas combinações mas sem conseguirem marcar..


JUVENTUDE UNIDA, 0 - PORTUS87, 0

A Juventude tinha a liçao bem estudada para esta partida, procurando defender com muita gente e sair rápida no contrataque, procurando a surpresa que lhes podia dar o primeiro lugar do grupo. Mas só conseguiram sucesso na primeira parte da estratégia, colocando um autocarro de 2 andares em frente à baliza , mas não conseguindo chegar à nossa. Ainda por cima os nosso remates (às vezes isolados em frente ao redes) não atinaram com a baliza e o "massacre" deu em 0-0. Ficava a faltar-nos um empate para assegurar o primeiro lugar do grupo.


BAD BOYS, 0 - PORTUS87, 1

Os Bad Boys integraram dois jovens unidos para nos fazerem a folha, utilizando uma tática semelhante, embora um pouco mais audaciosa, à da Juventude, até porque marcamos cedo nesta partida. Depois foi controlar as operaçoes, sem grandes riscos e falhando ainda mais uma carrada de oportunidades de golo.


Final: PORTUS87, 1 - RD CONGO, 1 (2-1 nos penalties)

É justo que se comece pelo fim para dizer que devia haver dois vencedores desta final e deste torneio, tal a qualidade e animação desta final, jogada em grande ritmo e com enorme equilíbrio. O Portus87 fez as despesas do jogo, atacando de forma organizada, enquanto o Congo optava, com inteligência, por fechar bem e sair em contra-ataques rápidos. Foram vinte minutos intensos, bem jogados, com grandes jogadas, passes, remates e defesas (dois grandes redes, Abel e Helder, nas balizas!!!!!).
De tal forma assim foi que quando terminou o tempo regulamentar rapidamente as duas equipas propuseram um prolongamento de 10 minutos em vez de se ir logo para os penalties. Proposta aceite pela organização e bora para mais dez minutos de emoção, connosco a adiantarmo-nos no marcador mas o Congo a responder logo de seguida.
De maneira que fomos mesmo para o desempate por penalties, no qual o Abel esteve em grande, defendendo dois remates e garantindo o troféu de primeiro lugar. Parabéns ao Congo pelo grande torneio que fez, com destaque para esta enorme final. Também mereciam o caneco!

Falta agradecer a todos os presentes por proporcionarem um dia feliz, com muita animação e zero problemas. Isto é o FFA no seu melhor, mesmo sem futsal, mas com muito futebol e cerveja, a combinação perfeita!!!!!

Palavra especial para a organização - sempre em grande, com o Sérgio, o André e o Manel a mostrarem como se une competição saudável e divertimento do melhor sem qualquer stress. Futebol e convívio na sua essência!

Pelo PORTUS87 jogaram:

Abel, João Coelho, Vieira, Helder, Manel Maganete, Telmo, Nuno Mota, Gil Maganete, João, Hugo

Abraços a todos, em especial aos organizadores, ao RD Congo e ao Richard (e restantes Bad Boys).

João
_________________

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Um dia muito triste

O FC Porto vai ficar afastado da próxima edição da Liga dos Campeões, por decisão da UEFA, na sequência do caso "Apito Final".

Antes de mais esta decisão provoca-me tristeza. E revolta. Contra quem decidiu, contra a FPF, contra a própria administração da SAD do FC Porto.

Primeiro contra a UEFA, porque continuam sempre no mesmo caminho e espírito: respeito e receio perante os mais poderosos e utilização estratégica da dureza sobre os outros, que serve como exemplo, mesmo quando as situações em causa são semelhantes.

Segundo contra a FPF, pela forma e termos facciosos usados na comunicação à FIFA do caso, quase condenando à partida o FC Porto a esta decisão. Depois tentaram emendar a mão, mas já foi tarde.

E finalmente, e principalmente, no meu caso, revolta contra quem manda no meu clube. Antes de mais, porque se puseram a jeito para que isto acontecesse: sempre se disse que no mundo do futebol português todos faziam o mesmo (tráfico de influências, oferta de prendas mais ou menos simbólicas, procura de lugares na direcção das instituições organizativas, controlo do dito sistema) mas que o Pinto da Costa o fazia melhor do que todos os outros.
Ora agora fez tão bem tão bem que conseguiu esta bela miséria em vários actos e cores...

Por outro lado, a revolta contra quem manda no meu clube resulta da forma irresponsável e cínica como resolveram não recorrer da decisão do Conselho de Discplina da Liga - por causa de seis pontos negativos no campeonato da próxima época! Perdeu-se, primeiro, a vergonha. E agora perdeu-se o lugar na Liga dos Campeões.

Depois disto, pessoas sérias só teriam o caminho da demissão. Pessoas duvidosas têm outros caminhos, como por exemplo disparar em todas as direcções e permitir que se bata e insulte quem aparecer por perto.

E não vale a pena falar em recursos porque o recurso desta decisão tem que seguir nos próximos três dias úteis e não conterá nenhuma novidade (como uma eventual absolvição de Pinto da Costa pelo conselho de justiça da FPF, que reúne no dia 11/6), pelo que não é de esperar qualquer mudança de decisão por parte da UEFA. Por outro lado, o recurso para o Tribunal Europeu do Desporto não nunca poderá impedir a suspensão do FC Porto da próxima edição da LC simplesmente porque o tempo médio de decisão deste tribunal é de 6 meses. Portanto...

Ainda assim, resta a esperança de que tudo isto não tenha sido em vão e que possa representar o início de qualquer coisa nova...e mais arejada no meu clube. Mesmo que menos bem sucedida...pelo menos de início.

João Nuno Coelho