quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Um Sabor especial


No passado fim de semana lá me libertei das amarras do trabalho para passar três dias fora do Porto. E a escolha recaiu sobre o Vale do Sabor (na zona de Torre de Moncorvo e Mogadouro), um dos poucos rios selvagens do nosso país e que tem estado nas bocas do mundo devido à construção de uma barragem que vai alagar todo aquele vale.

As paisagens de que desfrutei neste fim de semana podem ter os dias contados. E é uma pena, porque se vai perder assim algo que já não se encontra em muitos locais em Portugal. Uma especificade que deveris ser preservada, ainda mais numa altura em que cada vez mais se pôe em causa modelos de desenvolvimento como aquele que justificam a dita (futura) barragem.

Mas de tantas imagens e memórias belíssimas que trouxe de Trás-os-Montes (uma das únicas áreas geográficas realmente "grandes" de Portugal, juntamente com o Alentejo, segundo Miguel Torga), algo se destaca e se impõe: o SILÊNCIO. Já não estava habituado a tanta tranquilidade. Faz tanta falta o silêncio... O "sound of silence", como alguém lhe chamou, é impagável.

Ver site SABOR LIVRE

Nenhum comentário: